Reabilitação pós Covid-19

A fisioterapeuta Nara Munhoz  fala sobre a importância da Fisioterapia  no tratamento dos pacientes pós Covid-19 e como sua atuação contribui para recuperar a capacidade pulmonar e motora.

Faz um ano, aproximadamente, que estamos lutando contra a Covid-19; doença infectocontagiosa causada pelo vírus SARS-COV2. Caracterizada por grandes inflamações do sistema respiratório, em alguns pacientes ocorre a internação prolongada, tornando obrigatórios os cuidados intensivos em UTI.

Para outros a doença pode ter uma progressão moderada não havendo necessidade de hospitalização, porém, pode ocorrer algum grau de comprometimento funcional.

Pacientes graves podem perder entre 17% a 30% da massa muscular nos dez primeiros dias de internação intensiva, fato que reafirma a importância da Fisioterapia Motora e Respiratória.

IMG_20210309_113136152_2

O comprometimento pulmonar dos pacientes pode apresentar dispneia e fadiga. Outros órgãos como o coração, rins, intestino, sistema vascular e até mesmo o cérebro, também podem ser afetados.

É necessária avaliação fisioterápica para, a partir de protocolos existentes, ser indicado conjunto de exercícios, respeitando a individualidade de cada paciente; com foco na recuperação da capacidade cardiopulmonar e independência funcional. Objetivo: Retorno de sua rotina diária.

IMG_20210309_115234227_2

Na reabilitação individualizada o fisioterapeuta deve seguir rigorosos procedimentos de higienização pessoal, bem como ficar sempre atento ao ambiente do atendimento. Dessa forma, diminui os riscos de possíveis infecções.

É importante observar que a residência do paciente, quando do atendimento após alta hospitalar, nem sempre comporta a utilização de alguns equipamentos.  Nesses casos o fisioterapeuta deverá adaptar suas necessidades ao que estiver disponível no local. Utilizar a cama no lugar da maca, por exemplo.

Nara Munhoz. é fisioterapeuta (Crefito: 52714-F) pela Fisiratyl / Ltda no Hospital Tijutrauma. Tem especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratória, Terapia Manual, Estabilização Segmentar Vertebral e RPG/RPM.