Saúde das Mulheres Atletas

A nutricionista esportiva Alejandra Cardozo destaca que a nutrição no esporte é um fator determinante para a manutenção do estado de saúde das atletas.

Atleta Mulher

Sabe-se que a saúde da mulher requer atenção e cuidados únicos pelas oscilações hormonais fisiológicas as quais estão expostas ao longo da vida e pelo exercício físico. Hoje, mais de 80% do público no consultório de Nutrição é feminino.

A presença de deficiência de ferro em mulheres fisicamente ativas e atletas, como resultado de regimes de treinamento de alta intensidade e competições, tem sido um assunto de grande preocupação nas últimas décadas no mundo do esporte.

A ingestão adequada de nutrientes é essencial para o desempenho físico ideal da mulher. Atletas mulheres geralmente atendem aos requisitos de macronutrientes e micronutrientes, com exceção do ferro. O ferro é um micronutriente essencial para as vias de produção de energia e é um componente funcional da hemoglobina e da mioglobina.

As atletas femininas são consideradas as mais propensas a sofrer alterações no nível de ferro ou de causar deficiência de ferro devido ao balanço negativo causado por fatores como ingestão insuficiente na dieta, menstruação e outras perdas induzidas pelo exercício.

Como podemos prevenir a anemia?

Com um plano alimentar equilibrado e adequado a cada mulher e suas necessidades individuais, e com a incorporação de alimentos naturalmente ricos em ferro e produtos fortificados. E ainda, com o controle periódico dos níveis de ferro no sangue.

A nutricionista esportiva Alejandra Cardozo (CRN: 20100012)

compõe a equipe de especialistas da OrtoCenter Clínica do Aparelho

Locomotor, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.