A Covid -19 alterou o atendimento nas Clínicas e Consultórios ortopédicos do Rio?

Medo e Angústia com avanço da pandemia de Covid-19 são queixas frequentes que ouço diariamente de meus colegas médicos, além da sobrecarga de trabalho, falta de equipamentos de proteção e receio dos que ainda não se contaminaram levar o vírus para a casa.
Outra situação preocupante não é só a questão precária que nos deparamos nos hospitais públicos é também o atendimento em nossas clínicas ortopédicas particulares. Para você ter uma ideia, após atendermos um paciente suspeito precisamos desinfetar todo o local utilizado, ou seja, da maca que ele deitou, até o mouse e o teclado que usamos. Enfim, devido ao aumento da doença, os espaços previstos para isolamento dos pacientes, já não são mais suficientes.

Autorreflexão

O avanço da Covid- 19 é assustador em nossas vidas tanto pessoal quanto profissional.  Ele convida a todos, sem exceção, que façam uma autorreflexão sobre o impacto da pandemia.
Uma das minhas maiores angústias é pensar na possibilidade de muita gente jovem e idosa morrer de Covid- 19. Não só pela sobrecarga de trabalho – drama de médicos na linha de frente do atendimento ao Coronavírus – como também pela falta de recursos nos serviços de saúde.
 
Não tenho a menor dúvida, como profissional de saúde, que se o avanço da pandemia continuar nesta proporção não teremos mais respirador, não teremos mais oxigênio, não teremos mais medicação e não teremos mais corpo clínico e enfermagem para atender todas as pessoas que nos procuram diariamente.  E o pior: Nós, médicos, mais idosos, estamos vivendo uma pandemia de saúde mental.

 

Caros colegas: Nós, médicos, sabemos da gravidade da Covid -19, mas temos que lidar com o Medo e a Angústia da infecção. Portanto, precisamos relaxar para conseguir atender. Cuidem-se…