Novembro Azul alerta para a importância da prevenção e diagnóstico ao câncer de próstata

Objetivo da Campanha que teve início no dia 1º de novembro é quebrar o preconceito e incentivar os homens a consultar o médico. Leia mais…

No Brasil, a Campanha do Novembro Azul criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida é uma das mais importantes de câncer e conscientização sobre doenças masculinas.

Procurar auxílio médico, realizar exames de rotina e fazer o exame de toque se for necessário, são as recomendações de todas as organizações que passaram a realizar a Campanha.

Câncer da próstata tem evolução silenciosa

Em sua fase inicial segundo o  Inca.. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, é semelhante ao crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

ALERTA: A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devam procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Fonte: https://www.ladoaladopelavida.org.br/