Com lucro recorde, Planos de saúde pagaram só 7% dos testes de Covid-19 no Brasil

Embora 47 milhões de brasileiros (22% da população) paguem mensalmente um Plano de saúde, apenas 1,3% dos usuários conseguiu fazer o exame pelo convênio entre março e julho.

Ou seja: O desprezo dos Planos de saúde pelos usuários aconteceu nos cinco meses iniciais da pandemia – quando a doença escalou e atingiu o auge no Brasil, com 2,6 milhões de casos e 92,4 mil mortos pela doença.

A negativa dos Planos de Saúde para a realização de exames de Covid-19 é a campeã de reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar. A cada 100 testes de Covid-19 realizados no Brasil, apenas sete foram pagos pelos Planos, segundo cruzamento de dados da ONG Repórter Brasil com base em números da ANS e do Ministério da Saúde.

Lucro das Operadoras de saúde quadruplicou no 2º trimestre do ano

Comparado ao 1º, chegando a R$ 9 bilhões, mesmo com o isolamento social e o baixo número de procedimentos e consultas médicas. Segundo a ANS foi o período mais lucrativo desde 2015 ao contrário da maior parte dos setores da economia, que entrou em recessão.

Os convênios médicos bancaram 618 mil exames entre 1º de março e 31 de julho deste ano, informou a ANS no dia 21 de outubro. Esse montante representa 7,4% dos 8,3 milhões de exames realizados no período em todo o país, segundo divulgado pelo Ministério. Os dados consideram os dois principais testes em uso: o PCR, que identifica a presença do vírus, e o de sorologia, que busca anticorpos.

Fonte: www.reporterbrasil.org.br por Diego Junqueira / 24.10.20