Mais de 250 mil beneficiários deixam Planos de saúde

Em três meses, o mercado brasileiro de Planos de saúde médico-hospitalares registrou perda de mais de 250 mil beneficiários, o que equivale a uma queda de 0,5%, constata a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Leia mais…

No total, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o segmento conta, agora, com 46,8 milhões de beneficiários.

Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, a leve queda de 0,2% em relação a julho do ano passado pode representar uma tendência de estabilidade para os próximos meses. “No início da pandemia pelo novo Coronavírus, em fevereiro e março, houve mais adesões do que cancelamentos aos planos médico-hospitalares. A partir de abril, o setor passou a registrar sucessivas baixas, particularmente intensa em maio e menos intensa em junho, resultado do elevado número de demissões, interrupção de atividades, fechamentos de empresas ou ainda da perda de poder aquisitivo”, aponta.

“Claro que alguns números podem ser alterados pela ANS em função das revisões por parte das Operadoras, mas o leve saldo positivo no mês de julho pode indicar que o mercado brasileiro começa a se estabilizar após o forte impacto da crise sanitária”, destaca.

O setor ainda deve ficar alerta nos próximos meses

 Já que não é possível saber como todo o mercado brasileiro irá se comportar. “O que depende diretamente dos rumos que a Covid-19 irá tomar no Brasil, do comportamento das pessoas e das ações dos poderes público e privado”, completa o especialista.

Apenas no Estado de São Paulo, 50 mil beneficiários deixaram de contar com o Plano de saúde médico-hospitalar em 12 meses, o que equivale a quase metade de todos os vínculos rompidos no período.

Fonte: Matéria enviada por Lucas Soares ( lsoares@letracerta.com) para Tania Maria  (tmo.contato@gmail.com) Assessoria de Comunicação Social ACCOERJ / 01.09.2020