A importância do projeto FLS dentro das Clínicas Ortopédicas

O médico ortopedista traumatologista e membro da ACCOERJ, Renato Bastos, explica o que são os Serviços de Ligação de Fratura – Fracture Liaison Services (FLS). Leia mais…

FLS 1

São modelos de atendimento pós-fratura que possuem dois propósitos: Melhorar o cuidado com o paciente e Reduzir o número crescente de fraturas relacionadas mundialmente.

Esses projetos são considerados os mais econômicos para a prevenção de segundas fraturas, tanto para o paciente quanto para as Operadoras de saúde e Clínicas Ortopédicas.

Os programas de prevenção se apoiam em três pilares de importância. O primeiro pilar é a relação comercial entre a Clínica e a Operadora de saúde, uma vez que para ter um desses projetos é preciso que haja investimento do convênio, e essa capitalização cumpre com uma das determinações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o que gera benefício para ambos.

O segundo pilar é a função social que a Clínica exerce ao tratar ou prevenir patologias como a osteoporose, por exemplo, a qual se acomete de maneira silenciosa, sem sintomas aparentes, geralmente, percebida somente em estágio avançado, quando o paciente já sofreu uma fratura. O tratamento iniciado logo após a primeira é capaz de reduzir o risco de refratura em 50% a 80%, o que resulta em redução de custo.

O terceiro e último pilar é a qualificação dos profissionais, tendo em vista que com a aplicação de capital da Operadora, é dever da Clínica contratar os melhores profissionais da área para assumir esse projeto – o que também gera benefício para a Clínica, para a Operadora e para os pacientes.

Prevenção

FLS 2

 

O FLS previne a osteoporose e é caracterizado pela ação multidisciplinar na identificação, tratamento e acompanhamento de pacientes do grupo de risco ou que já possuem a patologia instalada. Para fazer parte do programa, é preciso apresentar exames que comprovem já ter sofrido uma fratura ou o histórico familiar voltado para a osteoporose.

O Programa de Prevenção da segunda fratura é um dos feitos do Promoprev, definido pela ANS como um Projeto de “Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças”.

Ele surgiu em 2004, quando a Agência Nacional de Saúde decidiu mudar de paradigma e propor aos convênios para além de tratarem a doença, prevenirem e assim, promoverem a saúde.