Entidades de saúde lançam plano de enfrentamento à pandemia de Covid-19

A motivação para o lançamento do documento editado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e outras entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida foi a “necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo Coronavírus diante da inoperância por parte do governo federal”.

Ao afirmar que a pandemia da Covid-19 no Brasil atingiu uma das mais inclinadas curvas de aumento de casos do mundo, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e outras entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida lançaram no último dia 3 de julho o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19. 
“A presente proposta representa assim uma contribuição da sociedade viva na expectativa de suprir lamentável omissão do governo federal no cumprimento de seu papel perante a população”, diz o documento logo na apresentação.

De acordo com CEBES, as recomendações do documento giram em torno de quatro eixos: consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), C&T em saúde e produção de insumos estratégico, fortalecimento do sistema de proteção social, e populações vulnerabilizadas e direitos humanos.

O texto, assinado também por outras organizações que compõe a Frente pela Vida, como a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), ressalta a adoção de medidas não farmacológicas.

“Uma revisão sistemática de 29 publicações, realizada pela Rede Cochrane, a pedido da OMS, mostrou que quarentenas e outras medidas de saúde pública diminuem o risco de contágio e reduzem de 31% a 63% a mortalidade por Covid-19, afirma a publicação.

 Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br /Por Maria Eduarda Cardim / 03.07.2020