Raio-x da pandemia nos Planos de saúde mostra: hospitais estão mais vazios

Dados da ANS mostram que a pandemia de Coronavírus derrubou a ocupação de leitos e os atendimentos no pronto-socorro dos hospitais particulares e tem gerado impactos diferentes nos sistemas de saúde público e privado.

A pandemia do novo Coronavírus tem gerado impactos diferentes nos sistemas de saúde público e privado. Um estudo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que analisa dados de Operadoras de Planos de saúde mostrou que, até agora, o principal impacto da doença para essas empresas tem sido mais leitos vazios.

A taxa média de ocupação de leitos caiu de 69% em abril de 2019 para 50% em abril de 2020.

Os atendimentos em pronto-socorro também tiveram queda significativa, de 48% entre março e abril deste ano, de acordo com o levantamento. “Está claro que o paciente está com medo de ser contaminado, e o hospital não está faturando com o pronto-socorro. Isso indica queda importante de receita para os hospitais que têm um custo fixo alto”, afirma Marcelo Carnielo, diretor da consultoria de gestão em saúde Planisa.

Os dados também mostram aumento de internações devido à Covid-19 em relação a outras internações. Em fevereiro, as internações pelo novo Coronavírus eram 9% do total; em abril passaram para 47%. Houve ainda aumento significativo de internações por síndrome respiratória aguda grave na comparação com os números de 2019. Em abril de 2019 foram 1.800 internações, ante 5.432 em abril deste ano.

Acesse  https://exame.com/negocios esaiba mais sobre o assunto. Por Mariana Desidério/ 22.05.2020