Média diária de consultas sobre portabilidade de planos de saúde cresce 858% em um mês, diz ANS

No primeiro mês de vigência das novas regras de portabilidade de Planos de saúde, o número de consultas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por informações para a troca de plano saltou de uma média de 63, 7 pedidos por dia, em maio, para 610,54, entre 3 de junho e 3 de julho, um aumento de 858%.

— Creditamos esse crescimento à recente extensão da portabilidade para os beneficiários de planos coletivos empresariais, que hoje representam quase 70% do mercado. Também contribuíram para esse expressivo aumento outras importantes novidades trazidas pela nova normativa, como o fim da chamada ‘janela’, permitindo que a troca seja feita em qualquer período do ano, e à possibilidade de trocar para um Plano com coberturas maiores — diz Rogério Scarabel, diretor de Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS.

Desde que as novas regras de portabilidade entraram em vigor, os beneficiários de planos coletivos empresariais passaram a poder mudar de Plano ou de Operadora sem cumprir carência. Além disso, o prazo para exercer a troca, antes de quatro meses durante o ano, a chamada “janela”, deixou de existir, podendo a mudança ser feita a qualquer momento, desde que as condições mínimas tenham sido cumpridas.

Há uma cartilha disponível sobre as novas regras no site da ANS(www.ans.gov.br)

Fonte: EXTRA ONLINEem 8.07.2019