Inteligência Artificial: impacta empregos no mundo e no Brasil

A Inteligência Artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no mundo, de acordo com uma nova análise do Fundo Monetário Internacional (FMI). A diretora-gerente do FMI, KristalinaGeorgieva, afirma que “na maioria dos cenários, a IA provavelmente piorará a desigualdade geral”.

Georgieva diz que os políticos precisam abordar essa “tendência preocupante” para “evitar que a tecnologia alimente ainda mais as tensões sociais”.

A proliferação da Inteligência Artificial tem despertado um debate sobre os seus benefícios e riscos.

O FMI disse que a IA provavelmente afetará uma proporção maior de empregos – estimada em cerca de 60% – nas economias avançadas. Em metade destes casos, os trabalhadores podem esperar se beneficiar da integração da Inteligência Artificial, o que aumentará a sua produtividade.

Brasil no ‘meio do caminho’

O Relatório do FMI indica que em economias avançadas — como Estados Unidos e Reino Unido — algo entre 60% e 70% dos empregos atuais estão altamente expostos à inteligência artificial.

No Brasil, o FMI avalia que 41% dos empregos têm alta exposição à Inteligência Artificial. Na Índia, esse percentual cai para 26%.

Fonte: Leia mais em https://www.bbc.com/portuguese