Covid em crianças ainda preocupa

A OMS faz um apelo para que os países não abandonem a vacinação contra a covid. No Brasil, é importante que esse alerta seja ouvido. Segundo um levantamento feito pelo Observa Infância, projeto da Fiocruz, em parceria com o Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), apenas 10% das crianças de até 5 anos completaram o ciclo vacinal contra o coronavírus.

Hoje, três doses são recomendadas no total.

Segundo O Globo, que recebeu em primeira mão os resultados do levantamento, a situação piora com crianças ainda mais novas. Entre os bebês de 6 meses a 2 anos, apenas 2,9% foram totalmente imunizadas. Daqueles que tomaram a primeira dose, só 10,4% voltaram ao Posto de saúde para completar a vacinação.

O problema principal é que essa faixa etária apresenta números altos de internação. Foram 2.764 em 2023 e 80 mortes de pequenos. Especialistas ouvidos pelo Jornal afirmam que o Ministério da Saúde precisa buscar comunicar-se especificamente com pais de crianças pequenas, ensinando sobre a importância da vacinação.

De modo geral, segundo a avaliação da epidemiologista Carla Domingues, o governo precisa abrir novas frentes se quiser aumentar as taxas de imunização infantil. “Para cada localidade temos de pensar numa estratégia”, falou ao Outra Saúde.

Fonte: Acesse https://outraspalavras.net/ / Jornalismo em defesa do SUS, da Saúde e da Ciência / 11.08.2023