MAIS MÉDICOS: Presidente Lula sanciona Lei, com criação de 15 mil novas vagas em 2023

Mais de 3,6 mil profissionais já começaram a atuar este ano em dois mil municípios, com a sanção da Lei do Programa Mais Médicos, em 14 de julho passado. Em iniciativa inédita, novos editais vão selecionar médicos para Consultórios na Rua e população prisional, além de territórios indígenas.

Com o ato, assinado pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva, fica instituída a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde que deve ampliar em 15 mil o número de médicos atuando na atenção básica do SUS, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade.

Ao todo, o Mais Médicos terá, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa do Governo Federal irá resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

Entre os avanços propostos destaca-se também a prioridade dada à formação dos profissionais com mestrado e especialização, além de benefícios para atuação em locais de difícil provimento e pagamento da dívida do FIES.

Fonte: https://www.gov.br/  / 14.07.2023