Fusão de Rede D’Or e SulAmérica leva setor de saúde a pressionar o Cade

A Diretoria da Agência Nacional de Saúde (ANS), já se posicionou contrária a fusão.

A fusão de Rede D’or e SulAmérica provocou uma pressão nunca vista do Cade – setor de saúde no órgão de defesa da concorrência brasileiro.

Nove empresas – os hospitais AC Camargo, Sírio-Libanês, Albert Einstein, BP- Beneficência Portuguesa, HCor, Oswaldo Cruz e Mater Dei e as administradoras de benefícios Supermed e Benevix – entraram com pedido de impugnação do negócio no órgão no último dia 05 de julho.

A Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras (Diope) da Agência Nacional de Saúde (ANS), já se posicionou contrária à fusão. A Rede D’Or entrou com recurso para análise da diretoria colegiada do órgão, sem data marcada ainda para ser analisado.

Um dos pontos críticos da operação é o fato de a Rede D’Or ser acionista majoritária, com 29%, da Qualicorp, administradora de benefícios.

Para os concorrentes, a administradora poderia vir privilegiar a venda dos planos da SulAmérica e ainda oferecendo condições especiais.

Outro ponto, é o acesso que o grupo teria a valores praticados por outros hospitais, o que poderia lhe dar uma vantagem competitiva.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/ por Luciana Casemiro / 08.07.2022