Mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde da humanidade, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde reforça que, se o mundo conseguir reduzir a poluição do ar aos níveis recomendados, mais de 5,5 milhões de mortes podem ser evitadas por ano. Leia mais…

Um relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado no último dia 11 de outubro foi taxativo: “as mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde da humanidade. No documento, a OMS pediu ações decisivas para limitar o aquecimento global”.

O relatório da OMS destacou: calor extremo, inundações, secas, incêndios florestais, furacões… O ano de 2021 já bateu muitos recordes. E as consequências das mudanças climáticas para a nossa saúde são reais e frequentemente devastadoras.

A diretora para assuntos de Meio Ambiente, Mudança Climática e Saúde, Maria Neira, explicou que as mudanças no clima estão afetando os pilares da nossa saúde: abrigo, alimentos, água e qualidade do ar. “A queima de combustíveis fósseis está nos matando”, frisou o documento. A cada minuto, 13 pessoas perdem a vida por causa da poluição do ar.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ por Jornal Nacional / 11.10.2021