Privatização da Dataprev pode encarecer os Planos de saúde ainda mais

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28,5% da população brasileira paga algum Plano de saúde para ter uma cobertura adicional ao SUS.

Ainda que o Sistema Único de Saúde tenha se mostrado imprescindível para o país – que sem ele poderia ter sofrido uma tragédia ainda maior durante a pandemia -, o sistema público de saúde brasileiro tem deficiências aprofundadas que se intensificam ao longo dos anos com o desfinanciamento promovido por governos liberais.

Privatização da Dataprev

Neste sentido é importante ressaltar que a privatização da estatal pode piorar, ainda mais, esse quadro. Conforme explica um profissional da empresa, “a Dataprev armazena os dados de auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez e salário-maternidade dos beneficiários do INSS, além dos benefícios a deficientes e dos próprios resultados das perícias feitas pelos médicos do governo”.

É preciso relembrar que as Operadoras de Plano de saúde possuem um forte lobby junto ao Congresso Nacional. Assim como em legislaturas anteriores, no dia 6 de julho deste ano, uma Comissão Especial foi criada na Câmara dos Deputados para realizar mudanças na área.

A tirar por base comissões anteriores, as propostas podem vir a diminuir coberturas e retirar direitos dos clientes.

Fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/ / por Renata Vilela / 17.07.2021