DESTAQUE: O que é Fibromialgia?

Saiba com a médica reumatologista Janaína Queiroz o que é a doença, quais os sintomas, o diagnóstico e o tratamento que deve ser aplicado.

A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores no corpo todo, principalmente ao nível da musculatura. Além disso, ocorre fadiga extrema, sono não reparador, alteração de memória e atenção, e ainda ansiedade, depressão e alterações intestinais (constipação e/ou diarreia).

A idade habitual de aparecimento da doença é geralmente entre 30 e 60 anos, e costuma ser mais frequente nas mulheres.

Fibromialgia

Diagnóstico da Fibromialgia

O diagnóstico é essencialmente clínico, feito pelo Reumatologista a partir do relato e do histórico do paciente.  Ou seja: não existem exames específicos que comprovem a doença e até o presente momento também não existe causa definida. A Fibromialgia pode surgir após eventos graves na vida das pessoas, tais como: traumas físicos, psicológicos ou infecções graves.

Tratamento da Fibromialgia

O tratamento deve ser multidisciplinar, mas no contexto farmacológico, analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos são usados. A atividade física e a psicoterapia também são importantes para reduzir o nível de estresse do paciente.

Vale lembrar que a Fibromialgia é uma doença crônica que afeta pra valer a qualidade de vida.

Dá para prevenir?

A única forma que enxergo é manter uma vida saudável. E isso é válido para tantas outras doenças.

A doutora Janaína Queiroz (CRM: 52.77176-7) tem formação em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, especialização em Reumatologia também pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e médica na Clínica Orto Center, em Jacarepaguá, associada à ACCOERJ.