Governo avalia inclusão de remédios contra Covid aprovados pela Anvisa em Rol do SUS

O Ministério da Saúde ainda avalia a inclusão do Remdesivir e do Regn-cov2 no Rol de medicamentos disponibilizados pelo SUS. Eles foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o tratamento da Covid-19.

Segundo a pasta, os remédios serão avaliados pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). O colegiado é responsável por análises técnicas e financeiras.

Alto custo

Os laboratórios fabricantes afirmam que estão em negociação com o Ministério da Saúde. Especialistas apontam que os medicamentos são considerados de alto custo, o que pode dificultar sua inclusão no SUS. A farmacêutica Gilead Sciences, que produz o Remdesivir, disse que um dossiê foi encaminhado pelo laboratório à Conitec.

O remédio é indicado para pessoas hospitalizadas com quadro de pneumonia e que precisam de suporte de oxigênio, desde que não estejam em ventilação mecânica. Seu uso é restrito a hospitais.

O Remdesivir apresentou benefícios na redução da mortalidade e diminuição da necessidade de ventilação mecânica, além de redução do tempo de internação.
A Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) já estabeleceu o preço máximo a ser praticado pelo fabricante.

Fonte: www.folhape.com.b / por Folhapress / 26.04.21