OMS não apoia, pelo menos para já, passaporte de vacinação da União Européia

Decisão da Organização Mundial de Saúde de utilizar um passaporte de vacinação prende-se com a incerteza sobre se a vacinação evita, efetivamente, a transmissão da Covid-19.

A Organização Mundial de Saúde não apoia, pelo menos para já, a proposta da Comissão Europeia para que os cidadãos viagem de forma mais segura, em tempos de pandemia. O anúncio foi feito, pela porta-vozda OMS, Margaret Harris, no último seis de abril, durante uma conferência de imprensa da entidade.

A decisão, segundo a responsável, deve-se ao fato de ainda existirem dúvidas sobre a transmissão da Covid-19, após a vacinação, assim como o tempo que a inoculação dá imunidade.

Além disso, em causa está também a equidade, ou seja, segundo Margaret Harris, a criação do passaporte de vacinação para circular livremente pode gerar desigualdades entre países, o que deve ser evitável.

Perante isto, Harris revelou que, até que se conheça totalmente o alcance das vacinas contra a Covid-19 e se confirme que realmente previnem a propagação do coronavírus, a OMS não vai defender a utilização dos passaportes da vacinação.

 Fonte: https://www.noticiasaominuto.com / 06.04.21