A importância do médico ortopedista nas Redes Sociais

O que pode e o que não pode na comunicação virtual entre médico e pacientes?

O advogado Lymark Kamaroff assessor jurídico da ACCOERJ responde.

Olá meus amigos, vamos conversar sobre Redes Sociais? Escolhi este tema, por duas razões fundamentais: Primeiro, porque é a forma de comunicação mais utilizada atualmente por médicos e segundo por ser ao mesmo tempo uma fonte de sucesso quando bem utilizada e problemática quando mal utilizada.

Lembro que existem duas Resoluções do Conselho Federal de Medicina (1974/11 e 2125/16) que mencionam especificamente sobre publicidade médica e sobre o que pode e o que não pode nas Redes Sociais.

Mas, desta vez, eu não gostaria de abordar o tema sob o aspecto jurídico e, sim, falar com você – médico internauta – sobre o uso das Redes Sociais como forma de comunicação e, principalmente que elas sejam desenvolvidas de maneira forte e confiável, junto aos pacientes.

Instagram e o WhatsApp

As Redes Sociais, especialmente o Instagram e o WhatsApp passaram a ser dois poderosos aliados que ajudam, sim, o médico interagir com os seus pacientes.

Sem dúvida, quanto mais forte e honesto este elo, menor a chance de o médico ter problemas, essencialmente no que se refere a processos jurídicos.

Mas qual o limite na comunicação entre médico e pacientes?  

É na resposta desta pergunta que reside a grande questão que envolve o tema Redes Sociais. O que falar e como falar? Será esta intimidade controlada que vai assegurar segurança nos pacientes ao escolher o médico que cuidará deles num momento de dor e incertezas.

As Redes Sociais servem também como fator seletivo dos pacientes quando procuram o médico. Quem é o profissional que vai realizar meu procedimento? Como ele trabalha? Quais as suas preferências? O seu estilo de vida?

Por outro lado, ao criar a conexão virtual, o médico aprende a dosar o seu conteúdo. Seja na maneira ao se apresentar como profissional seja na hora de expor às questões da sua vida pessoal, tais como hábitos e gostos.

Dicas de Redes Sociais

Conheço muitos médicos que já utilizam as Redes Sociais como meio de comunicação entre seus pacientes e asseguro que já alcançaram grande sucesso profissional.

Porém, vale ressaltar, que estas ferramentas devem ser utilizadas de forma ética e segura para que elas possam gerar bons frutos no encontro virtual de ambas as partes: Médicos e Pacientes.