O que é rigidez matinal? Você sente seus pés ou joelhos “travados” pela manhã?

O médico ortopedista-traumatologista Frederico Genuíno membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e membro
diretor da ACCOERJ responde. Leia mais…

Por que minhas articulações – pé ou joelhos – são rígidas e me sinto “travado” ao acordar? Estas queixas são muito comuns feitas por pacientes adultos e idosos, que, até costumam dizer “Estou ficando velho”.

Mas o envelhecimento sozinho não causa rigidez nas juntas ao acordar. Isto é usualmente sintoma de desgaste articular, encurtamento muscular, ou inflamação secundária a artrite.

O que podemos fazer para prevenir este sintoma?

Quando as articulações envelhecem, a cartilagem perde hidratação e vitalidade. O líquido produzido pelas articulações perde viscosidade, diminuindo a capacidade de lubrificação.

Músculos fracos e não alongados tendem a se encurtar durante períodos de longo repouso. Osteoartrite (desgaste da cartilagem) e artrite reumatóide (doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações) também podem ocasionar este sintoma de rigidez ao amanhecer.

O tempo médio de rigidez é de 10 a 15 minutos. A rigidez vai desaparecendo à medida que articulação e músculos vão se “esquentando”. Contudo, a rigidez ocasionada pela artrite reumatoide costuma ser mais intensa e permanecer por períodos mais longos.

Infelizmente, não podemos reverter os efeitos deletérios do tempo sobre nossos órgãos e, em particular, sobre a cartilagem. Enquanto certos medicamentos podem atuar no alívio da dor e inflamação decorrente da artrite, a rigidez pode ainda persistir.

Como reduzir a frequência da rigidez matinal?

Sendo mais ativo e estabelecendo uma rotina de exercícios para estimular o fortalecimento e elasticidade dos músculos.

Buscar a manutenção do peso adequado possivelmente será de grande valia

Criar o hábito de praticar o alongamento muscular diário também será um grande aliado no combate à rigidez matinal.

Opções medicamentosas

Concluindo, os diversos suplementos alimentares que prometem retardar a evolução desta patologia, tais como glucosamina, condroitina, colágeno, ácido hialurônico entre outros são opções medicamentosas em evolução e comprovação de evidências de eficácia.