Planos de saúde enfrentam inadimplência e demanda reprimida

Em todo Brasil, os Planos perderam 283 mil clientes em apenas dois meses,
caindo de 47.113 milhões de beneficiários em março para 46.829 em maio,
segundo um balanço divulgado no início de julho pela Agência Nacional de
Saúde Suplementar.
O Setor de saúde suplementar vem sofrendo de maneira significativa desde o
início da pandemia, no entanto, vislumbra oportunidades de aproximação mesmo
com a crise do novo Coronavírus.
As queixas relacionadas à pandemia também aumentaram, conforme a ANS.
Foram registradas 4.701 reclamações em todo país entre março e junho deste
ano. Entre elas, 36% dizem respeito à exames e tratamento da doença e 43%
reclamavam de outras assistências afetadas pela pandemia. Outros 21% foram
sobre temas não assistenciais, como contratos ou regulamentos.
A Federação das Unimeds do Rio Grande do Sul diz que a queda no número
de beneficiários está diretamente relacionada com a crise financeira sofrida
pelos clientes, assim como a inadimplência, que também aumentou. No
entanto, conforme o diretor Jorge Antônio Martines, a crise oferece uma
oportunidade de aproximação. "Toda esta situação está relacionada com
empregabilidade, fechamento de empresas. Isso se reflete em planos
familiares, individuais e empresariais. Estamos monitorando muito de perto.
Mas acredito que são formas de nos aproximarmos dos beneficiários, estreitar
a relação, criar um processo de fidelização", analisa.
Fonte: Leia mais em https://www.correiodopovo.com.br/ 28.07.2020