Cirurgias eletivas ortopédicas diminuíram com a pandemia?

Para o presidente da ACCOERJ “ é importante ressaltar que, no caso de uma lesão ortopédica urgente, um tratamento tardio pode resultar em sequelas corporais graves”.

Segundo o médico, Jorge Petros,“infelizmente, pacientes com lesões ortopédicas estão deixando de realizar o tratamento de forma correta no hospital, até mesmo por medo de se contaminar com o vírus” lamenta oortopedista.

Petros disse ainda que por enfrentarmos um momento tão difícil a pandemia da Covid-19 está afetando de forma expressiva a procura por serviços hospitalares emergenciais, que, em qualquer outro cenário, seria prioridade do paciente.

O especialista ressalta também que na maioria dos hospitais foram implementadas novas medidas de segurança para cirurgias e internações e exemplifica: “No Hospital Tijutrauma, onde sou diretor médico, os processos foram reformulados, a fim de garantir a segurança dos pacientes e familiares em todas as etapas do atendimento”.

Quanto a equipe de profissionais, tanto de enfermagem quanto médica,Petros assegura que foi devidamente treinada e recebe do hospital todos os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para circular dentro do centro cirúrgico de forma segura.
Visando sempre à qualidade de vida e ao bem-estar do paciente o importante para o doutor Petros é ficar atento a sintomas que merecem uma consulta médica tipo: dor nova ou incapacitante, principalmente se for depois de um acidente.