Instituto diz que Brasil pode chegar a 165 mil mortes pelo Coronavírus em agosto

Uma projeção feita pelo Instituto de Métrica de Avaliação em Saúde (IHME), da Universidade de Washington, mostra que o Brasil pode chegar a um total de 165.960 mortos pelo novo Coronavírus em agosto.

Os dados superam a previsão anterior feita pela Instituição, que era de 125.833 mortes. Segundo o IHME, que é um dos principais órgãos estatísticos em saúde no mundo, o Brasil já tem um dos piores desempenhos do planeta no combate à pandemia e pode ultrapassar os Estados Unidos em número de mortes.

“Os EUA têm um número projetado de 140.496 mortes até agosto. No entanto, os EUA têm cerca de 100 milhões a mais de pessoas do que o Brasil. Isso significa que, em relação ao tamanho da população de cada país, a pandemia no Brasil pode ser a maior e mais letal do mundo”, aponta a Instituição.

A projeção também cita que alguns locais, como Amazonas e Pará, podem ter atingido seus picos em mortes diárias por Covid-19. A projeção, no entanto, é de que o número de vítimas siga alto nas próximas semanas.

“A menos que ocorram ações coordenadas, a previsão atual é de que qualquer lugar no Brasil pode aumentar as taxas diárias de mortes por Covid-19 até junho e adiante”, destacou.

Segundo balanço divulgado no último dia oito de junho, o Brasil tem 691.758casos oficiais de covid-19 e 36.455 mortes.

Fonte: Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/