REDE SOCIAL: China sai em defesa do TikTok, ameaçado de banimento nos EUA

O TikTok, alvo de uma campanha nos Estados Unidos para dissociar financeiramente a rede social da sua empresa matriz chinesa Bytedance, tornou-se alvo de uma controvérsia entre as duas potências e Pequim já avisou que fará todo o possível para impedir a sua venda forçada.

Sob uma nova legislação aprovada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o TikTok pode ser banido nesse país, a menos que corte os vínculos com a sua matriz chinesa, ByteDance.

Mas nesta batalha surgiu o que muitos consideram uma contradição: enquanto a empresa tenta convencer o Congresso da sua independência de Pequim, as autoridades chinesas saem em sua defesa.

Pequim não quer abrir um precedente ao ver uma empresa chinesa forçada a vender um dos seus ativos mais valiosos, incluindo um algoritmo que causa inveja aos seus concorrentes, afirmam os analistas.

“Este tipo de ameaça é como um roubo em plena luz do dia”, disse o economista chinês MeiXinyu à AFP.

Os legisladores americanos e as agências de segurança afirmam que o TikTok representa uma ameaça porque a China pode acessar e usar os enormes volumes de dados que o aplicativo coleta para espionar e manipular os seus 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.

Leia mais em https://istoe.com.br/tiktok – 18.03.2024