MEIO AMBIENTE: Árvores da Mata Atlântica ameaçadas

Um estudo publicado na revista Science revela que mais de 80% das mais de 2 mil espécies de árvores exclusivas da Mata Atlântica estão ameaçadas de extinção, de acordo com critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Se forem considerados todos os 4.950 tipos de árvores no bioma, 65% enfrentam ameaça. Espécies como o pau-brasil, a araucária, o palmito-juçara e a erva-mate foram classificados como “Em Perigo”.

O estudo, liderado por pesquisadores brasileiros, foi o primeiro a classificar o grau de ameaça de todas as espécies da Mata Atlântica.

“O número [de 82% de espécies endêmicas ameaçadas] foi um susto para nós, porque usamos uma abordagem conservadora. Levamos em conta se as espécies tinham ou não floresta disponível, independentemente de ser ou não uma floresta saudável, por exemplo. Mas nem todas as espécies conseguem se manter em fragmentos degradados. É possível, portanto, que a realidade seja ainda mais preocupante”, conta Renato Lima, coordenador do estudo.

Fonte: https://outraspalavras.net/outrasaude/ 12.01.2024