SAÚDE: Os males do cigarro aos ossos

Um grupo de pesquisadores coordenado por Fernanda Lopes, professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, acaba de finalizar um trabalho que comprova danos do tabagismo à estrutura óssea.

Basicamente, o ato de fumar leva a uma redução de osteoblastos, grupo celular produtor de colágeno tipo 1, que gera o fortalecimento dos ossos do corpo. Ao mesmo tempo, acelera-se a produção de osteoclastos, responsáveis por uma espécie de renovação natural dos tecidos ósseos.

O processo acaba por gerar uma porosidade nos ossos do corpo, o que leva à sua fragilização e maior possibilidade de lesões e fraturas. Os pesquisadores ainda verificaram que o mesmo fenômeno ocorre com as articulações do corpo.

“O tabagismo, portanto, altera o metabolismo das células. As células que ‘comem’ osso (osteoclastos) vão comer muito mais osso, enquanto as que produzem o colágeno tipo 1 (osteoblastos) ficam menos ativas”, resumiu Fernanda Lopes, professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, em entrevista ao Estadão.

Fonte: https://outraspalavras.net/ 08.11.2023