CULTURA: Governo lança edital para novos cursos de Medicina

O Ministério da Educação lançou no último 05 de outubro Edital de abertura de novos cursos de Medicina, para um total de 5,7 mil vagas. Proibida por Portaria do governo Michel Temer, em conjunto com o CFM, em 2018, a abertura de novos cursos esteve proibida e ocorria apenas por meio de liminares da Justiça.

Conselho Federal de Medicina

Alegou que faria um grupo de trabalho para analisar a pertinência da abertura de novos cursos. Nenhuma reunião chegou a ser feita pela autarquia dominada pela extrema-direita – que também apoiou a destruição do Mais Médicos por Jair Bolsonaro, responsável pela criação de um vazio assistencial que atingiu pelo menos 60 milhões de brasileiros, em especial fora dos grandes centros.

Edital do MEC

Segue a Lei do Mais Médicos e criou critérios para abertura de novos cursos que visam formar médicos em áreas historicamente carentes de tais profissionais.

“A análise por parte do governo vai considerar o projeto pedagógico do curso; plano de contrapartida a ações e programas do Sistema Único de Saúde (SUS) na região onde o curso estiver localizado; oferta de bolsas para os estudantes; plano de implantação de residência médica; entre outros”, explicou matéria do Terra.

“Estudos internacionais mostram que a interiorização de cursos com a residência são aspectos fundamentais para fixação de médicos. Na Lei dos Mais Médicos já previmos incentivo de fixação com formação, com especialização. Não é possível pensar em fixação sem esses elementos”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, cuja pasta ajudou o MEC na elaboração da proposta.

O governo crê que poderá criar até 2 mil novas vagas e considera que o país precisa formar mais 10 mil médicos nos próximos anos.

Fonte: https://outraspalavras.net/ 06.10.2023