Jurídico: A humanização no atendimento ao paciente é um diferencial na saúde?

“Com certeza… Além dela aumentar a eficácia no tratamento” responde Lymark Kamaroff, assessor jurídico da ACCOERJ.

Quem não gosta de ser bem tratado? Eu gosto… E você? Aposto que também! Temos essa necessidade a todo momento, tanto para as relações pessoais quanto em um restaurante, em uma loja ou em uma clínica médica.

A diferença é que na saúde, as pessoas se encontram mais frágeis em um momento difícil e de muitas incertezas. E, claro, o atendimento humanizado mais gentil e empático, pode ser uma forma delas se sentirem acolhidas e confortadas.

A humanização no atendimento na saúde foca no conforto do paciente, visando uma abordagem mais sensível e empática, não o vendo simplesmente como um portador de queixas, mas, como toda uma vida que merece diversos tipos de cuidados mais direcionados.

Medicina humanizada

Consiste em um conjunto de práticas que tem como finalidade trazer ao paciente acolhimento e segurança que, por sua vez, passa a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicação para outras pessoas.

Até a próxima edição. Abraço.

Lymark Kamaroff – Advogado / Assessor Jurídico da ACCOERJ