INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Três riscos do uso da IA na saúde, de acordo com a OMS

Em comunicado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pede cautela no uso dos dispositivos e ferramentas de modelo de linguagem geradas por tecnologia, destacando a necessidade de examinar os usos apropriados das tecnologias.

Ferramentas de modelo de linguagem geradas por Inteligência Artificial (IA) incluem plataformas de expansão rápida, como ChatGPT, Bard, Bert, entre outras.

A tecnologia que imita a compreensão, o processamento e a produção da comunicação humana, tem se expandido de maneira significativa. O crescente uso para fins relacionados à saúde despertou um alerta da OMS.

Segundo a Agência das Nações Unidas (ONU) para a saúde, há uma preocupação de que o cuidado que, normalmente, seria exercido para qualquer nova tecnologia não esteja sendo feito de forma consistente com os modelos de linguagem, como mecanismos de controle.

Isso inclui adesão das plataformas de Inteligência Artificial a valores como transparência, inclusão, engajamento público, supervisão especializada e avaliação rigorosa.

Fonte: Saiba mais em  https://www.cnnbrasil.com.br/ por Lucas Rocha da CNN-SP / 17.05.2023