JURÍDICO: Profissionais de saúde só dão segunda opinião. A primeira é do “Dr. Google”

Ressalta Lymark Kamaroff assessor jurídico da ACCOERJ.

Google 1 - Pixabay

É muito comum a classe de profissionais de saúde encarar o desafio de pacientes que chegam até o consultório já dizendo saber a doença manifestada em si, a lista de exames pretendidos ou ainda com o tratamento em mãos.

Essas pessoas vão para o atendimento após terem consultado o “Dr. Google”, obrigando o médico a investigar sobre tal diagnóstico.

Nesses casos, o profissional vai ter dois trabalhos: convencer o paciente que o “Dr. Google” não analisou bem o caso dele. E de que o diagnóstico dado por ele, médico, é o correto.

Mesmo assim, precisa ter resiliência e não ceder as várias investidas de questionamentos do paciente.

Por isso, eu sempre ressalto que é necessária a atualização constante como meio de preparo. Já sabendo das informações que são compartilhadas nas mídias convencionais e sociais, o especialista saberá como agir de maneira mais segura.

Os profissionais de saúde precisam estar sempre atentos sobre doenças e tudo mais que há de novo no setor. Seja através de revistas científicas, congressos ou até mesmo na internet, é essencial aptidão nas mais variadas discussões, visto que ele sabe onde o paciente busca a informação, então prepare-se para responder antes!

Até a próxima edição com Doutor Google: Competidor ou Aliado?

Abraço.

Lymark Kamaroff – Advogado / Assessor Jurídico da ACCOERJ