ROTULAGEM NUTRICIONAL: mudanças devem trazer mais clareza e legibilidade para o consumidor

As novas regras para a rotulagem de alimentos entram em vigor no mês de outubro. Objetivo é permitir que a população faça escolhas alimentares mais conscientes. Alimentos processados devem ser consumidos com moderação e alimentos ultra processados devem ser evitados.

A principal novidade está na adoção da rotulagem nutricional frontal. Esse design consiste em trazer na parte da frente de cada produto informações claras e simples sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos para a saúde.

Assim, alimentos processados e ultraprocessados com alto teor de açúcar, sódio e gorduras saturadas terão uma advertência com essas informações destacadas na parte frontal da embalagem.

A informação será apresentada com o símbolo de uma lupa, que destacará cada nutriente cujo conteúdo estiver em quantidade prejudicial à saúde, o que vai auxiliar o consumidor em sua identificação.

Guia Alimentar da População Brasileira

Segundo o Guia alimentos processados devem ser consumidos com moderação e alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois podem estar associados à obesidade, diversos tipos de cânceres e outras doenças crônicas.

Somente essas duas categorias de alimentos terão a advertência na nova rotulagem. Contudo, nem todos os alimentos processados e ultraprocessados possuem altos teores de tais nutrientes e, portanto, podem não ter o símbolo.

Fonte: https://www.gov.br/ por Fran Martins / Ministério da Saúde /

Categoria: Saúde e Vigilância Sanitária / 12.09.2022