Despesas médicas 2021 podem ser deduzidas no Imposto de Renda

Os gastos com médicos podem ajudar a reduzir de forma considerável a base de cálculo do IR. Receita não impõe limite de valor para esse tipo de despesa.

 As despesas médicas registradas ao longo de 2021 podem ser deduzidas na declaração completa do Imposto de Renda e beneficiar o contribuinte na hora de acertar as contas com o Fisco.

Como a Receita não impõe limite de valor para esse tipo de despesa, diferentemente de outros serviços, como educação, os gastos com médicos podem ajudar a reduzir de forma considerável a base de cálculo do imposto, que define se o contribuinte terá tributo a pagar ou ser restituído.

 

Contudo nem todo tipo de gasto com saúde pode ser deduzido, e o abatimento só é possível se a despesa puder ser comprovada. Caso contrário, o contribuinte pode cair na malha fina da Receita.

 

Planos de saúde e serviços de saúde podem ser deduzidos com apresentação de recibo do valor do atendimento prestado. Gastos com testes para detectar o coronavírus realizados ao longo do exercício-ano também podem ser deduzidos, mas vale destacar que nem todos.

 

Fonte: https://exame.com/invest/ por Karla Mamona / 08.03.2022