JURÍDICO: Humanização é fundamental na relação médico-paciente:

O assessor jurídico da ACCOERJ aponta a principal característica do atendimento humanizado.

A principal característica do atendimento humanizado é a promoção do bem-estar do paciente e a preocupação com seu emocional e de seus familiares.

Vivemos tempos de grande avanço tecnológico. Com todas as vantagens da globalização, verificamos, ao mesmo tempo entristecidos, o distanciamento entre as pessoas e, com isso, a humanização na Medicinaveio para ficar.

Verificamos que este atendimento tem ganho uma tremenda importância e contribui para a qualidade de vida das pessoas nas clínicas, consultórios e hospitais envolvendo diretamente pacientes e profissionais da saúde.

Além do claro desenvolvimento de um ciclo positivo de cuidado com os serviços, e as sólidas relações de confiança e satisfação entre as partes envolvidas dar assistência a um indivíduo é tornar-se parte da sua história de vida.

Para o paciente, a experiência do atendimento humanizado é positiva quando se percebe o acolhimento, a atenção, a empatia no olhar, a escuta atenta, e a comunicação clara e de total confiança com o médico.

Na prática, a orientação sobre a importância da humanização entre médico e paciente deve ser estendida a toda equipe e colaboradores. O atendimento humanizado também está relacionado à melhoria na gestão dos processos dentro da clínica, do consultório e/ou do hospital.

Fique certo, que o paciente jamais esquece essa experiência incrível proporcionada pelos estabelecimentos e profissionais de saúde. Ressalto: a fidelidade é garantida.

Vale lembrar, também, que o atendimento humanizado é um importante valor que deve sempre ser colocado em prática na cultura organizacional e alinhado a toda equipe.

Feliz Ano Novo aos nossos internautas com muitas Alegrias, Prosperidade e Saúde! Um forte abraço. Até a próxima edição!

Lymark Kamaroff – Assessor jurídico da ACCOERJ