Cremerj pede medidas urgentes para conter Variante Delta no RJ

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro pede providências urgentes aos gestores públicos de saúde para conter o avanço da  Variante Delta da Covid-19 no Rio.

Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) mostrou que quase metade (45%) dos casos do novo Coronavírus na capital eram originados pela Variante Delta.

Em todo o Estado, essa cepa foi detectada em 26,09% das amostras averiguadas. No fim de julho, este índice era de 16,62% – o que representa um aumento de mais de 50% em poucos dias.

Medidas reivindicadas pelo Cremerj aos gestores

* Garantia da continuidade da aplicação da vacina contra a Covid-19, abrangendo o maior número de pessoas possível no Estado;

* Campanhas de conscientização para a população, pedindo o reforço das medidas de proteção;

* Incentivo à imunização completa – ou seja, que o indivíduo receba a primeira e a segunda dose contra o novo Coronavírus.

ALERTA! O Cremerj também recomenda que a população intensifique o uso de máscaras, a higienização adequada das mãos e o distanciamento social.

Além disso, o Conselho pede para que toda sociedade fique atenta à campanha de vacinação da sua cidade, seguindo com rigidez as datas para receber a primeira e a segunda dose do imunizante.

Fonte: https://www.cremerj.org.br/ / 10.08.2021