Estudo com vacinação em massa testará imunidade de rebanho, diz Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, deu mais detalhes sobre o estudo com vacinação em massa contra a Covid-19.

BRAZIL - 2020/11/10: In this photo illustration a medical syringe seen with CoronaVac logo displayed in the background. Sinovac and Butantan Institute are testing the vaccine in Brazil. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O anúncio foi feito no último dia oito de fevereiro, pela Prefeitura de Serrana, cidade do interior paulista que pertence à região metropolitana de Ribeirão Preto.

Covas afirmou que a imunização em grande quantidade permitirá avaliar a eficiência da CoronaVac, que é diferente da eficácia, avaliada por estudos clínicos antes de se iniciar a vacinação.

Entre os efeitos que poderão ser analisados com o estudo, está a imunidade de rebanho. Com os anticorpos adquiridos pela Vacina contra a Covid-19, que tendem a ser mais duradouros do que aqueles desenvolvidos pela contaminação, a imunidade de rebanho pode voltar a ser um dos principais meios de controlar a pandemia, mas, dessa vez, de forma eficaz e acompanhada cientificamente, não como foi sugerido por parlamentares no início da pandemia.

“Nenhum estudo [de testes clínicos pré-vacinação] foi desenhado para observar a eficiência da vacinação. Eficiência é determinar qual o efeito da vacinação em massa sobre a evolução da epidemia. Normalmente esses dados aparecem após os programas de vacinação”, explicou Covas, sobre a necessidade de realizar o estudo agora que a vacina já está em circulação.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ por Lucas Borges Teixeira, Rafael Bragança e Allan Brito / UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL

08.02.2021