Como proteger idosos acamados com problemas ortopédicos

“Pacientes acamados são bastante vulneráveis para a manifestação de problemas de saúde, entre eles os ortopédicos” afirma o ortopedista e traumatologista, Jorge Petros, presidente da ACCOERJ.

Atualmente é possível encontrar diversos recursos capazes de aliviar ou prevenir essas situações desagradáveis ao paciente, especialmente ao idoso. Por isso é sempre importante observar a pessoa acamada, para que complicações sejam prevenidas, diagnosticadas por profissionais e tratadas logo no inicio.

Pressão da coluna espinhal

Ficar longos períodos em uma mesma posição, com frequência, pode gerar pressão constante na coluna vertebral e causar dor ao paciente idoso acamado. Neste caso, a mudança de decúbito e também o colchão de pressão, também podem ser grandes aliados. Mas, nestes casos, cuidados redobrados porque os riscos de escaras são bastante frequentes.

Exercícios físicos

Devem ser orientados pelo ortopedista e/ou fisioterapeuta e podem ser aplicados e supervisionados pelo cuidador, após sua capacitação. Praticar atividades ensinadas em vídeos da internet podem trazer graves sequelas ao corpo do idoso.

Caso ainda haja certa mobilidade do paciente, avaliar junto a um profissional especialista da área de saúde a necessidade de uso de dispositivos de auxílio de marcha como andador e bengala, minimizando o risco de quedas e complicações.

Reduzir a imobilidade pode minimizar contraturas musculares, além de auxiliar em uma melhor expansão pulmonar, evitando complicações inerentes a estas situações.

Algo que também pode ser feito dentro de casa e eu indico é uma caminhada, sempre com o apoio do cuidador e respeitando as limitações do idoso.

O importante é viver bem e com saúde. Valorize o idoso.