Notícias

ANS autoriza reajuste de até 13,55% para os Planos de saúde.

plano

A Agência Nacional de Saúde Suplementar autorizou que os Planos de saúde reajustem as mensalidades em até 13,55% a partir deste mês de maio, em um período válido até abril de 2018. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (19 de maio).

A regra vale para planos médico-hospitalares individuais e familiares, e atinge cerca de 8,2 milhões de beneficiários, uma fatia de 17,2% dos 47,5 milhões de clientes de Operadoras de assistência média privada do país.

De acordo com a ANS, o reajuste pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. Também é permitida a cobrança de retroativo no número de meses de defasagem entre a aplicação e a data de aniversário do contrato.

As Operadoras deverão informar no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado pela ANS, o número do ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste anual.

Fonte: G1


 

Contrato entre Operadoras e prestadores.

Obrigatoriedade do Contrato escrito
É obrigatório formalizar, em Contratos escritos entre Operadoras e prestadores de serviços, as obrigações e responsabilidades entre essas empresas. Caso não exista Contrato escrito entre as Operadoras e a Rede Credenciada (hospitais, clínicas, profissionais de saúde autônomos, serviços de diagnóstico por imagem e laboratórios), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderá aplicar as penalidades previstas na Resolução Normativa RN nº 124/2006.

Fonte: ANS