Importância de o médico ortopedista conhecer os custos da sua clinica ortopédica

A opinião é do médico ortopedista Renato Bastos que considera ser de fundamental importância que os custos sejam de forma rápida e eficiente e os números estejam sempre na ponta dos dedos, para que a todo o momento o profissional tenha capacidade de decidir junto, cada item oferecido ao seu fornecedor (Operadora de saúde).

Para Renato Bastos dois conceitos devem ser destacados: o Per Capta das Despesas e o Ponto de Equilíbrio Operacional (PEO).

Per Capta das Despesas

Ou seja: encontrar um valor próximo da realidade: “Antes de tudo, necessitamos encontrar a quantidade de clientes atendidos na clínica ortopédica ressalta o médico.

Como encontramos este valor?

Segundo o diretor da ACCOERJ o ortopedista deve somar todas as despesas de 90 dias divididos pela quantidade de clientes neste período. Bastos complementa: “Incluir pro labores e retirar despesas, entre elas impostos atrasados, multas e empréstimos. O motivo da exclusão seria pelo fato destes valores não estarem ligados diretamente à eficiência do negócio e, sim, ligados à má gestão do passado” acrescentou o médico.

O especialista disse ainda, que se deve descartar também, as despesas relacionadas à ineficiência administrativa, tais como: custas e acordos judiciais, aquisição de bens e equipamentos, como raios x, obras e outros investimentos.

Do resultado estimado

Bastos garante que o valor encontrado será o seu Per Capta das Despesas, em torno de R$ 80, para as clínicas muito bem organizadas e as do subúrbio, pois tem custos menores e menor grau de exigência do cliente até R$ 100 para as clínicas de maior exigência por parte dos clientes e organização“Lógico, que, isto é, apenas, um valor de referência” complementa o ortopedista.

Per Capta das Receitas

O médico ressalta: Para encontrarmos o Per Capta da Receita devemos ter o valor de entrada de dinheiro de cada Operadora de saúde, dividido pelo número de clientes pagantes, estabelecendo assim, da mesma maneira que as despesas poderão fazer uma avaliação trimestral a fim de diminuir a possibilidade de erro”.

Outro ponto apontado por Bastos seria ter um valor de todos os clientes no trimestre, dividido para receita trimestral. “Este último, poderemos avaliar o peso que algumas Operadoras possam estar influenciando para um mal resultado de seu Per Capta da Receita de uma maneira geral”.

grafico

Na próxima semana abordaremos o Ponto de Equilíbrio Operacional (PEO) e os resultados de três Operadoras verificados mês a mês com Receitas Per Captas diferentes. Vale conferir. Aguarde.