ACCOERJ participa de Videoconferência e defende “que as clínicas e consultórios ortopédicos estão se preparando para voltar a atender”

O evento promovido pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados aconteceu no último dia 23 de junho e contou com a participação de entidades médicas, médicos e representantes de hospitais.

Especialistas defenderam a realização de uma campanha para que pacientes voltem a seus tratamentos pelo menos nos Estados ou nas cidades que já ultrapassaram o pico da pandemia.

Na opinião do médico ortopedista e membro diretor da ACCOERJ, Frederico Genuíno, que participou como convidado à Videoconferência“as clínicas e consultórios médicos ortopédicos estão se preparando para voltar a atender casos não relacionados à Covid-19, com responsabilidade e segurança”.

Genuíno disse ainda que as clínicas ortopédicas tiveram em média redução de 80% nos seus atendimentos e 60% de demissões de funcionários celetistas,suspensos ou com salários reduzidos.

Odeputado doutor LuizinhoLuiz Antonio Teixeira Jr – coordenador do colegiado, afirmou durante a Videoconferência: “A gente tem visto em alguns Estados hospitais parados, porque a população ainda não retomou as atividades. E a gente tem visto também número de óbitos por câncer superior a Covid. Muitos pacientes interromperam seus tratamentos, esperando a pandemia passar”,lamentou o parlamentar.

Outra preocupação de médicos em relação às clínicas vazias é justamente a falência de laboratórios e consultórios e demissão de funcionários. “Se os hospitais estão perdendo receita, as clínicas e os laboratórios perderam ainda mais”, disse o secretário executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Bruno Sobral.

Ele reforçou que hospitais estão preparados para a retomada, tendo investido em segurança e formação profissional. “O não tratamento é que vai ter consequência”, acredita Sobral.

Fonte: Agência Câmara de Notícias / https://www.camara.leg.br/23.06.2020