“Aberturas graduais devem ter abordagens em fasespara controlar novos surtos de COVID-19”

Afirmou a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no último 30 de junho.Carissa F. Etienne disse ainda que os países que planejam relaxar as medidas de saúde pública devem adotar a medida com base nas condições locais, e estar preparados para impor medidas preventivas novamente se a situação epidemiológica mudar.

“A chave é pensar em nível nacional e local e basear as decisões nos dados mais recentes. Quanto mais granular a nossa compreensão de onde o vírus ocorre, mais direcionada será a nossa resposta”, disse Etienne.

“O momento é crítico. Em nível nacional ou local, devemos abrir gradualmente, adotando uma abordagem em fases que se baseie em uma vigilância robusta, dados e capacidade expandida de testes e rastreamento de contatos”, afirmou a diretora da OPAS. De acordo com ela, se a situação mudar e as infecções aumentarem, localidades e países devem ajustar o rumo rapidamente.

Observando que 5,1 milhões de casos e mais de 247 mil mortes devido à COVID-19foram notificados nas Américas até 29 de junho, Etienne disse que, “para realmente entender o impacto do vírus e planejar com mais eficiência o que vem a seguir, é importante olhar além dos dados regionais e nacionais e focar no nível local”.

Fonte: https://www.paho.org/bra / 30.06.2020