Senado deve votar projeto que autoriza Teleatendimento por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

O Senado deve votar nos próximos dias o Projeto de Lei que permite o atendimento virtual por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais durante o período do estado de calamidade pública ocasionada pelo novo Coronavírus.

O atendimento na modalidade Telessaúde já foi autorizado para médicos, psicólogos e nutricionistas desde o início da pandemia.

O PL 1.494/2020, de autoria do deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB), foi aprovado pela Câmara dos Deputados nodia 18 de junho passado e estende a autorização do atendimento virtual para esses profissionais. Também regulamenta o pagamento dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pela rede credenciada dos Planos de saúde.

As medidas já foram autorizadas em caráter excepcional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional desde o mês de março, para consultas, consultorias e monitoramento de pacientes.

De acordo com a matéria, caberá ao profissional informar ao paciente quaisquer limitações que estejam ligadas ao uso desse tipo de consulta tendo autonomia e independência para definir quais as melhores condutas a serem adotadas no tratamento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional.

Acesse https://www12.senado.leg.br/ e saiba mais.

Fonte: Da Redação Agência Senado / 19/06/2020