Ineficácia da Cloroquina contra a Covid-19 é confirmada em revisão de 70 referências

Divulgado em 20 de maiopassado, Documento científico repertoria pesquisas realizadas em todo o planeta e vaticina: não há evidências científicas favoráveis que sustentem o uso da cloroquina (CQ) e da hidrixicloroquina (HCQ) em qualquer dose ou estádio da Covid-19, quer no nível individual quer no de políticas públicas.

Pelo contrário, a nota sustenta que há sim evidências de Associações desses usos à frequência de eventos adversos graves e com maior letalidade; devendo o uso de CQ/HCQ ser restrito a protocolos de pesquisa aprovados por comitês de ética em pesquisa.

A nota vai em direção contrária às orientações do Ministério da Saúde para o tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico de Covid-19, divulgadas também na manhã do mesmo dia 20, sem assinatura oficial de nenhuma autoridade sanitária ou mesmo secretaria ou departamento da autarquia.

Assinado por oito cientistas, sendo quatro deles da Academia Nacional de Medicina, o documento seguiu critérios técnicos rígidos. O primeiro passo foi o levantamento do conjunto de trabalhos disponíveis na literatura médico-científica até 19 de maio – tanto os publicados por periódicos como os divulgados em repositórios preprints – sobre o uso da CQ e da HCQ no tratamento da Covid-19.

Fonte: Para ler o documento e mais informações acessehttps://www.abrasco.org.br /por Thereza Reis e Bruno C. Dias / 20.05.2020