Quem não pagar conta pode ter Plano de saúde cortado em meio à pandemia

O consumidor que não conseguir pagar seu Plano de saúde não terá direito a
regime especial durante a pandemia da Covid-19. A Agência Nacional de
Saúde Suplementar tentou um acordo com as Operadoras, mas sem sucesso.

Portanto, o consumidor está sujeito a perder a assistência de saúde após
60 dias de atraso. Pela proposta da ANS, seria liberado às empresas um
fundo de R$ 15 bilhões. Em contrapartida, a assistência a inadimplentes não
poderia ser cortada até 30 de junho. As principais Operadoras recusaram,
alegando que isso colocaria a cadeia "em risco". Um advogado especialista em
direitos do consumidor pondera, no entanto, que os Planos não podem abusar
da situação.
Só 9 pequenas empresas de pequeno porte assinaram o termo
No dia 20 de abril, a ANS divulgou um termo de compromisso para as
Operadoras de Planos de saúde prometendo um aporte de até R$ 15 bilhões
para auxiliar no combate à Covid-19. Em contrapartida, elas deveriam manter
a assistência aos inadimplentes, tanto de contrato individual, familiar ou

coletivo com até 29 pessoas, até o dia 30 de junho, mesmo que o atraso no
pagamento ultrapassasse os 60 dias estabelecidos na Lei.
Alice Operadora
AMHA Saúde
Bio Saúde Serviços Médicos
HBC Saúde
Med-Tour Administradora de Benefícios e Empreendimentos
Polimédica Saúde
Sistemas e Planos de Saúde
Terramar Administradora
Unimed do Sudoeste – Cooperativa de Trabalho Médico
Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias / por Lucas Borges Teixeira /
Colaboração para o UOL, em São Paulo / 09.05.2020