Senado Federal aprova Projeto de Lei que libera atendimento médico online

O Senado Federal aprovou, em 31 de março passado,  Projeto de Lei que libera o atendimento médico online durante a epidemia do novo Coronavírus. Anteriormente, em 20 de março, o Ministério da Saúde já havia acatado o pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) para liberar as consultas virtuais.

Como uma alternativa para desafogar os pronto-socorros e hospitais e poupar pessoas saudáveis de terem contato com o vírus

O que diz a Nova Normativa

Antes disso, só estava autorizada a realização de triagem para o encaminhamento de consultas presenciais. Com a Nova Normativa, os médicos podem atender pacientes, emitir atestados e receitar à distância. Entram na lista psicólogos, médicos de família – pediatras e clínico geral –, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dermatologistas, entre outros.

A triagem remota já era utilizada por alguns Planos de saúde para orientar e fazer o encaminhamento dos pacientes, mas as Teleconsultas ainda não eram realidade justamente por causa da falta de regulamentação. “Discutimos isso por anos e agora estamos correndo contra o tempo”, lamenta Marcos Loretto, diretor-médico da Omint Saúde e Seguros.

A previsão dele é que, mesmo os Planos de saúde que fazem a triagem dos pacientes virtualmente, necessitem de pelo menos mais duas semanas para conseguir se ajustar ao novo modelo. “Estamos mapeando e organizando o sistema”, explica.

Fonte: https://www.metropoles.com/saudepor Bethânia Nunes em 04.04.2020