Ministério exalta SUS, mas admite que poderá usar leitos da rede privada

O Ministério da Saúde admitiu que pode precisar de leitos da rede privada, embora o Sistema Único de Saúde esteja dando suporte aos hospitais particulares na atual fase da pandemia de Coronavírus.

Durante a entrevista coletiva concedida no dia três de abril passado, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou estar monitorando a situação dos leitos nos hospitais e que, no momento, a rede privada tem necessitado mais do SUS do que o contrário: “Nós vamos passar a acompanhar e monitorar a utilização dos leitos de UTI tanto da rede do SUS como da rede privada”, disse Gabbardo.

“Esse fluxo não é só no sentido do SUS precisar da rede privada. Em alguns lugares, nesse primeiro momento em que a incidência da doença está ocorrendo em faixas sociais mais elevadas, está existindo o contrário: a rede privada também está precisando do Sistema Único de Saúde“, declarou Gabbardo.

O secretário continuou defendendo que a parceria ocorra em qualquer situação, seja de maior necessidade da iniciativa privada ou do sistema público. “Mais adiante, quando mudar o perfil das pessoas que vão estar doentes, é possível que o SUS precise mais dos leitos privados.”

O titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, reiterou a afirmação de Gabbardo: “Ou seja, se (o SUS) precisar (de leitos privados), vai usar.” O ministro também saiu em defesa do SUS e pediu que profissionais da área médica se lembrem que “o berço de alta tecnologia é o hospital público”.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude do UOL, em São Paulo /3.04.2020