Custo impede que mais indústrias ofereçam Plano de saúde aos funcionários

Segundo pesquisa do SESI, 61% das empresas sem o benefício apontam o alto valor como causa. De acordo com o Diagnóstico de Saúde Suplementar nas Empresas Industriais, realizado pelo Serviço Social da Indústria, um quarto das 1.006 empresas ouvidas não disponibiliza o benefício – 61% delas apontam o alto valor como a causa.

Em média, o Plano de saúde representa 13,1% da folha de pagamento da indústria brasileira e esse custo sobre além da inflação. Enquanto, em 2018, o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 3,75%, o reajuste médio anual dos planos atingiu 10,1%.

Para conter a escalada dos preços e manter a qualidade da cobertura, as empresas apostam na gestão integrada do Plano de saúde com as políticas de saúde e segurança no trabalho. Segundo a pesquisa, 56% das indústrias ouvidas e que oferecem planos já fizeram essa integração.

Por meio do uso de inteligência na gestão de dados de saúde dos funcionários, por exemplo, as indústrias conseguem mais efetividade nas ações de promoção da saúde, na prevenção de doenças e na redução de desperdícios e uso indiscriminado na utilização dos planos de saúde.

“Essa integração permite a construção de iniciativas mais assertivas para combater as principais causas de sinistralidade dos planos e de afastamentos de trabalhadores”, avalia Rafael Lucchesidiretor-superintendente do SES

Fonte: https://g1.globo.com/ / por SESI – SENAI / Publicado em 16.12.2019.