INTELIGENCIA ARTIFICIAL: Cientistas expressam otimismo com a IA

Pesquisadores estão mais otimistas com os avanços da Inteligência Artificial (IA) do que a população geral, descobriu um estudo feito pela University College London com mais de 4 mil cientistas de diversos países.

54% deles acreditam que os avanços na tecnologia trarão mais benefícios do que riscos – os chineses são mais otimistas, enquanto os de países de baixa renda preocupam-se mais com os perigos da IA.

Entre as áreas que acreditam serem as mais beneficiadas, figura em primeiro lugar o acesso à educação. A saúde está na terceira posição – o que de fato pode ser justificado, pois a Telemedicina pode levar atendimento especializado a pessoas que não tem acesso a ele, mas há também o risco de precarização do atendimento de populações mais vulneráveis.

Principais riscos

Os cientistas apontam o aumento da desinformação e o uso de dados pessoais sem consentimento. Há outro fator preocupante: o uso de textos, artigos e produtos culturais para treinamento da IA sem o consentimento ativo de seus autores.

Pesquisadores questionados acreditam, ainda, que é preciso cautela, e não velocidade, para os avanços na tecnologia. E chamam a atenção para a necessidade de que haja mais envolvimento do público tanto na regulação das IA quanto em seu treinamento.

Fonte: https://outraspalavras.net/ / 11.04.2025