Com atendimentos até na madrugada, Amil inicia consultas virtuais

Inicialmente, o serviço de Teleconsulta estará disponível apenas para os 180 mil beneficiários do Plano Premium, o Amil OneEm meio à polêmica da regulamentação da Telemedicina no país, a Amil, maior Operadora de Planos de saúde do Brasil, começou a oferecer no último 8 de julho, consulta médica virtual.

Regulamentação
A Norma que regula hoje a Telemedicina no país é a Resolução 1.643, de 2002, que não é clara quanto às regras para um eventual atendimento médico virtual. Nova resolução sobre o assunto chegou a ser publicada pelo Conselho Federal de Medicina em fevereiro, mas foi revogada após críticas dos regionais. De acordo com o CFM, o órgão receberá até dia 31 deste mês“sugestões para subsidiar novo texto”.

Questionado sobre a oferta de serviços de Teleconsulta como o da Amil, o órgão afirmou que “o atendimento presencial e direto do médico em relação ao paciente é regra para a boa prática médica” conforme prevê o Artigo 37 do Código de Ética Médica, que diz que “é vedado ao médico prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo”.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por Estadão Conteúdo em 08.07.2019