JURÍDICO: Humanizar não é Padronizar

“Principalmente no atendimento médico-paciente” segundo Lymark Kamaroff assessor jurídico da ACCOERJ.

 Provavelmente, médicos de diferentes áreas já devem ter ouvido falar sobre a humanização na saúde e, talvez, muitos já apliquem essa ideia em sua rotina de trabalho.

O atendimento humanizado é um conceito que vem ganhando cada vez mais força e se fundamenta na relação médico-paciente, como um fator importante para o sucesso do tratamento.

Por essa razão, este conceito vem sendo largamente discutido e aplicado pelas clínicas, consultórios médicos e hospitais.

Protocolos de Humanização

Muitos médicos me procuram para criar estes tipos de Protocolos, desde o atendimento, até as mensagens que são enviadas aos pacientes.

Quem me conhece sabe que eu adoro Protocolos, mas, admito, tudo que é muito protocolar parece robotizado e perde o fator humano da ação.

Atendimento padronizado e robotizado no qual segue um script de diálogo, não é benéfico nem para a empresa e nem para o paciente, pois transmite a ideia de que as questões não estão sendo consideradas relevantes.

Atendimento Híbrido

Cada diálogo precisa ser único, permitindo uma experiência individual e única para cada paciente.

Ou seja: no meu entendimento, a melhor forma encontrada é o atendimento híbrido, onde parte está dentro de um Protocolo, mas a sua essência toda voltada para a espontaneidade do suporte

O atendimento híbrido é justamente a combinação entre o uso das tecnologias e a assistência dos profissionais humanos. É a interação que, para ser concluída, necessita de um atendimento automatizado aliado ao atendente humano.

Como vimos, o atendimento humanizado é uma tendência na área da saúde, cujo conceito se fundamenta em uma relação médico-paciente que prioriza a empatia e a confiança, visando o sucesso nos tratamentos.

Até o próximo encontro! Forte abraço.

Lymark Kamarofff – Advogado / Assessor Jurídico ACCOERJ